Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O HOMEM SE TORNOU PREDADOR DE HOMEM

G1 - Prefeito de Jandira é morto a tiros - notícias em São Paulo

10/12/2010 09h42 - Atualizado em 10/12/2010 12h26

Prefeito de Jandira é morto a tiros

Crime aconteceu em frente a uma emissora de rádio, na Grande SP.
Dois suspeitos foram presos em Itapevi, segundo a PM.

Do G1 SP

O prefeito de Jandira, Braz Paschoalin (PSDB),  de 62 anos, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (10), na cidade. Segundo uma policial militar, o motorista do prefeito também morreu (o hospital não confirma).O crime aconteceu na Rua Antônio Conselheiro, no bairro Santa Tereza, em Jandira, na Grande São Paulo, em frente a uma emissora de rádio. Dois suspeitos foram presos em Itapevi, também na região metropolitana.

Segundo informações da Prefeitura de Jandira, o prefeito costumava ir à Rádio Astral FM todas as sextas-feiras para participar de um programa de entrevistas, no qual ele respondia perguntas de ouvintes.

O barulho produzido por cerca de 15 disparos que mataram Paschoalin puderam ser ouvidos ao vivo por quem acompanhava a programação da Rádio Astral FM. O presidente da associação que administra a rádio da cidade da Grande São Paulo, Fernando Silva, estava apresentando a última reportagem do jornal, às 7h57, quando se ouviu os tiros. O prefeito entraria no ar logo em seguida para participar de um programa semanal no qual responde a perguntas dos ouvintes. (Ouça ao lado o som dos disparos que mataram o prefeito de Jandira)

O delegado Marcelo Prado, da Seccional de Carapicuíba, também na Grande São Paulo, afirmou que não há sinais de que o prefeito tenha sido vítima de uma tentativa de roubo de carro. Para ele, trata-se de uma execução. Um veículo foi encontrado em Itapevi, na Grande São Paulo, e dois homens foram presos, por volta das 8h30. A polícia ainda investiga se o veículo foi utilizado pelos criminosos.

Segundo  o coordenador operacional do 20º Batalhão da PM, capitão Lídio Costa, os dois detidos foram encontrados próximos ao carro que estava abandonado num local ermo. Eles tinham passagem pela polícia por roubo e foram levados à Polícia Civil para prestar depoimentos. Eles foram encaminhados para a realização de exame residuográfico para verificar vestígios de pólvora.

Uma adolescente de 17 anos teria presenciado o crime. Por volta das 10h10, ela foi levada pela polícia para uma delegacia da cidade para prestar depoimento.

De acordo com o presidente da associação que administra a Rádio Astral, Fernando Silva, o prefeito chegava todas as sextas-feiras às 7h55 para entrar no ar às 8h. Nesta manhã, ele não chegou a descer do carro. Ao chegar à rádio, dois homens que estavam em um carro prata atiraram várias vezes e atingiram o prefeito e o motorista dele. Um dos criminosos estava encapuzado.

Terceiro mandato
Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de Jandira, Paschoalin estava em seu terceiro mandato como prefeito da cidade. Em 1976, foi eleito vereador, então com 28 anos. Em 1988, foi eleito prefeito pela primeira vez, administrando a cidade de 1989 a 1992. Ele reassumiu o cargo no período entre 1997 e 2000, e foi eleito novamente em 2008, tomando posse em 2009.

Durante o segundo mandato, Pascholin chegou a ser o prefeito com o maior salário do país. Em 2003, ele foi investigado por causa do sumiço de cem cheques da Prefeitura. Os cheques foram feitos em nome de várias pessoas e sacados de uma vez só. As assinaturas que endossaram os cheques eram falsificadas. A mulher do prefeito, Maria Helena, também foi investigada pelo Ministério Público por causa de despesas que o Tribuna de Contas do Estado de São Paulo considerou irregulares.

Em nota, o PSDB lamenta com "profundo pesar e indignação" a morte de Paschoalin, afirmando que ele foi "um exemplo de liderança na região", lutando "pelos avanços de Jandira ao longo de seus três mandatos à frente da prefeitura. Sua morte abrupta é uma perda inestimável para o PSDB e para o estado de São Paulo. As circunstâncias deste crime hediondo devem ser imediatamente apuradas e os culpados devidamente punidos", diz o texto.

Carro do prefeito Braz Paschoalin No carro do prefeito Braz Paschoalin é possível contar 19 perfurações (Foto: Juliana Cardilli)

Outros crimes
No dia 8 de julho deste ano, um ex-vereador de Jandira foi assassinado depois de uma tentativa de assalto, em casa. Waldemiro Moreira de Oliveira foi vereador da cidade entre 2005 e 2008. Quando os criminosos entraram na casa, a vítima havia acabado de sair para comprar pão. Só estavam no local a mulher do vereador e o filho do casal, de 11 meses.

No dia 20 de setembro, sete homens armados invadiram o prédio onde mora a filha do prefeito e um vereador, na Rua Henrique Sammartino, no bairro Anita Costa. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o grupo foi até à casa de um porteiro que trabalhava no edifício e rendeu ele, a esposa e um vizinho. Em seguida, foram até o prédio onde mora a filha de Paschoalin, renderam o porteiro e tentaram arrombar a porta do apartamento dela. A filha do prefeito e o marido seguraram a porta e os criminosos fugiram levando apenas a bateria do celular do porteiro rendido na portaria do edifício. Na época, a filha de Paschoalin disse à polícia que acreditava que os ladrões estavam atrás do dinheiro arrecadado em uma festa, em Jandira.

  • imprimir
  • entre em contato
  • comentarios
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

escreva seu comentário

Ao enviar qualquer comentário às notícias, o usuário declara-se ciente e aceita integralmente o termo de uso.

enviar comentário
Seu comentário foi enviado e aguarda aprovação.
escrever novo comentário

comentários Não perca tempo e seja o primeiro a comentar esta notícia.

escrever comentário « voltar para a matéria
Comentários encerrados.

Não é mais possível comentar nesta matéria.

mais comentários
globoshopping
busca de produtos compare preços de

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi,obrigado por deixar seu comemtario!Prometo responder assim que possivel...Desejo que volte sempre!:)

PINHEIROS AUTO PEÇAS E SERVIÇOS

Arquivo do blog

Twitter

O QUE VOCÊ ESTÁ PRECISANDO?

Postagens populares

Pesquisar este blog