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sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Vale a pena comprar OKM agora

Auto Esporte - Veja prós e contras de comprar carro zero em dezembro e em janeiro
Auto Esporte

10/12/2010 08h00 - Atualizado em 10/12/2010 11h12

Veja prós e contras de comprar carro zero em dezembro e em janeiro

Especialistas dão dicas sobre como aproveitar melhor as promoções.
Segundo eles, fim do ano tem mais opções, mas janeiro ganha em preço.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo

ConcessionáriaDisponibilidade de produtos nas lojas é um ponto
a ser considerado (Foto: Reprodução/TV Globo)

Comprar o carro agora, em dezembro, ou deixar para janeiro? A pergunta é muito comum entre os consumidores que querem aproveitar o 13º salário para começar 2011 com automóvel novo. Especialistas consultados pelo G1 afirmam que não existe a “melhor data”: tudo vai depender do que o consumidor quer. Os dois meses trazem vantagens e desvantagens. Mas o primeiro ponto a ser levado em consideração é a disponibilidade de produto no mercado. Se deixar a compra para janeiro, o consumidor pode não encontrar exatamente o que procurava.

De acordo com o professor de Economia da FGV-EAESP, Evaldo Alves, em janeiro o interessado corre o risco de não ter disponível o veículo na cor e com os itens de série específicos que deseja. “A oferta é menor do que em dezembro, então tem menos diversidade”, explica.

Por outro lado, apesar de dezembro ter mais veículos em estoque, os preços sobem e os prazos para financiamento diminuem. Tudo isso por causa da alta procura estimulada pelo 13º salário. “Em dezembro, você pode até conseguir algum bônus, caso a montadora não tenha atingido sua meta para o ano, mas, no geral, muitos benefícios que reduzem o preço final do carro, ficam mais difíceis de conseguir”, destaca Alves, que também alerta para a redução das promoções no fim do ano.

O 'fantasma' do carro 2010
Tanto o mês de dezembro quanto o de janeiro são acompanhados pelo "fantasma" do carro 2010. Ao contrário do que muitos pensam, de acordo com o professor de Finanças da Brazilian Business School, Rodrigo Rasga, o modelo fabricado no ano que está terminando ou que acabou recentemente não será mais desvalorizado na revenda. “As montadoras, de forma geral, já antecipam o modelo 2011 para produção em 2010, por exemplo. Isso é feito há muitos anos. Então, não se perde nada em relação ao modelo”, destaca Rasga.

Porém, ao considerar os impostos, segundo o professor, é mais vantajoso comprar o carro em janeiro do que em dezembro. “Se você compra no ano seguinte, vai usufruir do IPVA durante o ano inteiro de 2011. Mas se você compra em 2010 vai pagar o imposto do mesmo jeito e só vai usufruir durante um mês”, destaca o professor da Brazilian Business School.

Financiamento no longo prazo é risco
Pagar o carro à vista, com ajuda do 13º salário, é a opção mais recomendável, diz Evaldo Alves,  porque permite uma margem maior de desconto. “Nesse caso, o poder de barganha na concessionária é muito maior”, diz o professor da FGV-EAESP.

Se quitar tudo de uma vez não for possível, então o conselho dos especialistas é conseguir pagar o máximo possível na entrada. Até porque as restrições de crédito para este final de ano estão maiores por causa da decisão do Banco Central de aumentar o compulsório e restringir os empréstimos de longo prazo.

De acordo com Rodrigo Rasga, mesmo com o crédito aprovado, o risco é muito grande de se fazer financiamentos em longo prazo, como aqueles oferecidos para 72 meses. “É uma forma financeiramente perigosa”, avalia. Evaldo Alves aconselha financiar o veículo em, no máximo, 36 meses e com o cuidado de não comprometer mais de 30% da renda. “Por isso uma boa entrada é muito importante. Além de reduzir o valor do financiamento e o número das parcelas, o consumidor paga menos juros, que no Brasil são muito altos”, explica Alves.

E se não for possível comprar um carro novo à vista, mas o dinheiro economizado garantir a aquisição de um modelo seminovo ou até mesmo usado, Rasga recomenda avaliar esta opção. Segundo ele, o mercado de usados está extremamente desvalorizado, justamente por causa das facilidades no mercado de novos. Assim, as chances de se encontrar um carro em bom estado e com preço vantajoso são grandes.

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